ONG estima que Artur Nogueira (SP) tenha 2 mil animais abandonados

11 de Março de 2013

A Rede de Proteção Animal e Ambiental (RPAA) estima que aproximadamente dois mil animais, entre cães e gatos, estão vivendo em situação de abandono no município de Artur Nogueira. Segundo a Organização Não-Governamental, a maior parte deste número está localizada na zona rural. “É uma estimativa com base em nossas atividades em Artur Nogueira. Acreditamos que cerca de 1500 animais estejam abandonados em estradas e sítios do município”, afirma um dos integrantes da RPAA, Carlos Caressato.

 
Com o objetivo de buscar soluções para o problema, integrantes da ONG se reuniram na última semana com o prefeito Celso Capato (PSD) e com secretários municipais. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Câmara Municipal de Artur Nogueira.
 
O presidente da Câmara Silvinho Conservani (PV) também responde atualmente como presidente da RPAA e destacou a importância da parceria entre a ONG e o Poder Público. Ao lado dos voluntários, Silvinho falou sobre as principais necessidades da RPAA.
 
Entre os pontos levantados, a Rede de Proteção Animal e Ambiental solicitou o apoio da Prefeitura na realização de castrações de animais pertencentes à famílias carentes e animais que se encontram em estado de abandono. Também foi debatido o incentivo da criação de lares temporários, que cuidariam dos animais, além da aquisição de ração para os cães e gatos.
 
“Esta reunião foi de grande importância, pois o prefeito conheceu bem de perto os trabalhos desenvolvidos por esta entidade, os desafios enfrentados diariamente por voluntários, que dão do seu tempo e finança para amenizar os problemas de animais abandonados entre outras ações. Por outro lado, o prefeito pode expor sua opinião e futuras ações de governo e em conjunto com a RPAA, onde entendemos que precisamos de início de uma legislação própria voltada para os direitos e deveres de todos. O secretário de Meio Ambiente Helton Bassi Filippini vai desenvolver este trabalho em parceria com a Câmara e a RPAA, além de ações futuras em conjunto poder público e entidade”, afirmou Silvinho.
 
O prefeito destacou a importância da criação e fiscalização de leis que regulamente e punem pessoas que abandonem animais. “A Rede demonstra ser de grande utilidade para o município. Hoje, existe um grande número de animais abandonados em Artur Nogueira. Deve-se criar leis e haver uma dura fiscalização. Se o sujeito for flagrado abandonando um animal ele terá que pagar de mil reais para cima. A pessoa vai pensar duas vezes antes de maltratar um animal. Vou analisar todas as solicitações da RPAA com atenção e adotar ações que resolvam esse problema”, afirma Capato.
 
Sobre a RPAA - Com o objetivo de defender os direitos dos animais de Artur Nogueira, a Rede de Proteção Animal e Ambiental foi criada em 2011. Desde então vem lutando e desenvolvendo várias atividades, tais como campanhas de adoção, denúncia, educação ambiental, além de castração. Todos os integrantes da RPAA são voluntários.
 
Fotografia: Arquivo Notícia Animal
Compartilhe |


« anteriorpróximo »

Juliana Castro

Agência Notícia Animal.



Parceiros





Apoio

Divulgação

Enquete

O Notícia Animal celebrará seu primeiro ano no dia 18/10 e para agradecer o carinho dos nossos internautas e o apoio incondicional dos nossos parceiros, estamos lançando mais uma campanha!!! Dessa vez, nossa meta é conquistar 15.000 seguidores na nossa página no Facebook - www.facebook.com/noticiaanimal. O desafio é grande, por isso não vamos determinar prazos, mas contamos com o empenho de TODOS nossos parceiros, já que, paralela à campanha, deixaremos disponível uma enquete, neste espaço, com a opção de todos nossos parceiros para votação. No momento em que a nossa página do Facebook atingir os 15.000, o parceiro mais votado aqui no site receberá uma doação no valor de R$ 300,00 da Agência Notícia Animal. Todos empolgados? Vamos ao trabalho então! Mas lembrem-se: VALE SÓ 1 VOTO POR IP, ok?!

APAASFA
Viralatinhas
ANIMAIS.O.S
Santuário das Fadas
Vira Lata Vira Vida
ULA
Pata Amiga
UPA
ResGatinhos
PlaneTVet
GAAR
GAVAA
AAAC
IVVA
ATEAC

Facebook

Twitter

Vídeos Destaque


desenvolvido por Cia da Criatividade